Na Nova Inglaterra a população de origem portuguesa, de acordo com o US Census de 2000, era de 415.595 pessoas, distribuídas pelos estados de Massachusetts, Rhode Island, Connecticut e New Hampshire. Embora não haja números oficiais, considera-se usualmente que a população portuguesa da Nova Inglaterra é na sua esmagadora maioria – entre 80% a 90% – de origem açoriana. A emigração açoriana para a Nova Inglaterra desenvolveu-se em duas grandes etapas: entre 1870 e 1930 e entre 1960 e 1980. A criação de festas do Espírito Santo na Nova Inglaterra acompanhou cronologicamente estas duas vagas migratórias,
remontando a mais antiga a 1870. Atualmente existem na Nova Inglaterra 91 festas: 64 em Massachusetts, 22 em Rhode Island, três em Connecticut e duas em New Hampshire.
A maioria das festas é organizada de acordo com o modelo prevalecente em São Miguel, a ilha açoriana de onde é originária a maioria dos imigrantes açorianos. Incluem por isso a realização de domingas em cada um das setes semanas que antecedem a festa, assim como a distribuição de pensões. As domingas compreendem geralmente um jantar para convidados da pessoa que assegura a dominga assim como cerimónias religiosas diversas (terço junto ao altar do Espírito Santo, coroação, etc.). As pensões são ofertas em dinheiro feitas aos organizadores da festa, retribuídas, na véspera do dia da festa por uma oferta alimentar, composta geralmente de carne crua de vaca, massa sovada e vinho. Cerca de 40% das festas têm também rainhas, crianças ou adolescentes do sexo feminino vestidas luxuosamente que passaram a assumir um papel central nos festejos. As rainhas foram inicialmente introduzido nas festas do Espírito Santo realizadas por imigrantes açorianos na Califórnia para depois se difundiram para a Nova Inglaterra e para o Canadá. Embora um número significativo de festas se realize nos domingos de Pentecostes e da Trindade, muitas delas realizam-se ao longo do período que vai do Pentecostes até ao final do verão.
Um número relevante de festas é organizada por irmandades ligadas à Igreja, mas a maioria das festas é promovida por irmandades autónomas da Igreja, clubes e bandas filarmónicas.
Mapa de Festas da Nova Inglaterra