João Leal | Licenciado em Ciências Etnológicas e Antropológicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade Técnica de Lisboa, 1980). Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL, 1984). Doutorado em Antropologia Social pelo ISCTE-IUL (1992). Professor no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Investigador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UNL). É autor dos livros As Festas do Espírito Santo nos Açores, Um Estudo de Antropologia Social, Lisboa, Publicações Dom Quixote (1994), Azorean Identity in Brazil and the United States: Arguments about History, Culture and Transnational Connections, Dartmouth MA, Tagus Press at University of Massachusetts Dartmouth (2011) e O Culto do Divino. Migrações e Transformações, Lisboa, Edições 70 (2017). Mais detalhes ver http://www.fcsh.unl.pt/faculdade/docentes/ljaf. Email: joao.leal@fcsh.unl.pt.
Catarina Faria | Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa, 2008). Bolseira de investigação do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UNL) no âmbito do projeto “Ritual, Etnicidade, Transnacionalismo – as Festas do Espírito Santo na América do Norte” (2011 e 2012). Mestre em Antropologia, Especialização em Culturas Visuais pela FCSH – UNL (2013).
Ilda Januário | Mestre em Antropologia Cultural pela Universidade de Montreal. Exerceu o cargo de Senior Research Officer no Ontario Institute for Studies in Education, filiado à Universidade de Toronto (OISE/UT), desde 1985 até 2008, data em que entrou em reforma antecipada. Trabalhou, em simultâneo, como pesquisadora e voluntária no setor da educação na comunidade portuguesa e nas direções escolares públicas de Toronto. Colabora, desde 2008 até ao presente, como investigadora em Toronto pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) da Universidade Nova de Lisboa.
Andrea Klimt | Andrea Klimt is Professor of Anthropology at the University of Massachusetts-Dartmouth. Andrea Klimt is a cultural anthropologist interested in the connections between ethnic and national identity formation, class trajectories, transnational geographies of movement, and historically particular conjunctures of power. She has published extensively on the process of identity and community formation and forms of cultural self-representation among transnational Portuguese migrants in Germany and the U.S.
José Mapril | Doutorado em Antropologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 2008, com um projeto acerca de Transnacionalismo e Islão entre a comunidade Bangladeshi em Lisboa e Dhaka. Entre 2008 e 2012 foi investigador Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e em 2009 esteve ligado ao departamento de Estudos Globais da Universidade de Sussex. Actualmente é professor assistente no departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do CRIA. Juntamente com João Leal coordena o grupo de pesquisa Circulation and Place Making no CRIA. Os seus principais focos de pesquisa são transnacionalismos, diásporas, subjetividades, religião e ritual e cidadania cultural.
Miguel Moniz | Miguel Moniz é doutorado em Antropologia pela Brown University (EUA). Reside em Lisboa e é investigador do ICS (UNL). A sua investigação abrange temáticas como: nacionalismo, identidade e a lei em contextos migratórios; o desporto na sociedade entre fluxos globais de migrantes e capital; ritual e cultura material, incluindo festas portuguesas; abordagens antropológicas da música, no âmbito de um projeto acerca da história social e cultural contemporânea dos músicos em Portugal. Desenvolve pesquisas sobre a forma como a burocracia estatal e a legislação afetam as identidades e os direitos locais, em projetos sobre os deportados açorianos e sobre o nacionalismo crescente na União Europeia.
Maria Glória de Sá | Maria Glória de Sá is Assistant Professor of Sociology at the University of Massachusetts-Dartmouth. Professor Gloria de Sá’s research and teaching interests intersect with the fields of immigration, ethnicity, self-employment and the family, particularly as they relate to Portuguese-speaking groups in the U.S. Her area of expertise is the integration of Portuguese-Americans into American society. She is the Faculty Director of the University’s Ferreira-Mendes Portuguese American Archives, an Executive Board Member of the Center for Portuguese Studies and Culture, and an affiliate of the Women’s and Gender Studies Program.
Filomena Silvano | Filomena Silvano é Antropóloga, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e membro do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). No seu trabalho relaciona as questões das identidades colectivas e individuais com o estudo do espaço, do habitat, da cultura material e da cultura expressiva. Integrou várias equipas de investigação e colaborou com o cineasta João Pedro Rodrigues em quatro documentários. É autora dos livros “Territórios da Identidade”, “Antropologia do Espaço” e “De casa em casa: sobre um encontro entre etnografia e cinema”.
Dulcinea Gil | Dulcinea Gil é licenciada em Antropologia pelo ISCSP e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. Foi professora do Ensino Secundário e desempenhou vários cargos no Ministério da Educação, nomeadamente o de Directora-Adjunta do Ensino Secundário. Os seus temas de interesse relacionam-se com migrações e interculturalidade, particularmente em ambiente escolar. Foi colaborada do CRIA (FCSH-UNL), no âmbito do projeto “Ritual, Etnicidade, Transnacionalismo: as Festas do Espírito Santo na América do Norte” entre 2011 e 2016.
Diogo Correia | Licenciado em Antropologia pela FCSH onde fez durante o seu último ano um estágio no CRIA com orientação do professor João Leal no âmbito do projecto “Ritual, Etnicidade, Transnacionalismo – as Festas do Espírito Santo na América do Norte”. Durante o estágio produziu algumas recolhas de referências online às festas e elaborou alguns mapas representativos dos trajetos, densidades e localização das festas em diversas zonas da América do Norte. Actualmente trabalha como Diretor de WebDevelopment FrontEnd na Innovation Makers, mas ainda mantém contato com o projecto através do professor João Leal.
Diogo Ferreira | Estudante de Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Convidado, pelo professor João Leal, para realização de estágio no CRIA, durante o qual foi responsável pela gestão e carregamento dos dados produzidos pela restante equipa para o website «FestasdoEspiritoSanto.pt».